4 Dicas para aprender a se amar.
- Flora Dominguez
- 7 de out. de 2022
- 3 min de leitura
Aprender a se amar pode parecer um desafio, mas é importante lembrar que todos merecemos amor – inclusive a nós mesmos. Muitas vezes, nos sentimos mal em relação a nós porque não estamos cumprindo nossas expectativas. Podemos nos sentir inseguros ou até indignos de amor. Mas não é preciso ser perfeito para se amar. Em vez disso, precisamos aprender a nos aceitar como somos, com todas as nossas falhas e imperfeições. Isso pode parecer difícil, mas há algumas coisas que podemos fazer para começar a nos amar mais.
Primeiro vamos aprender o que é o amor próprio:
Amor próprio é a capacidade de se amar e respeitar a si mesmo. É reconhecer suas qualidades e talentos, além de assumir suas responsabilidades e superar seus defeitos. O amor próprio nos leva a buscar a realização pessoal e nos torna capazes de lidar com as adversidades da vida de maneira mais positiva. Ter amor próprio significa ter uma boa opinião de si mesmo, o que nos torna mais confiantes e seguros na hora de enfrentar os desafios do dia a dia.
Em suma, o amor próprio é como você se vê e como você se trata.
Porque o amor próprio é importante?
O amor próprio é importante porque determina a forma como nos percebemos e o quanto estamos dispostos a nos valorizar. Ele influencia diretamente na autoestima e, consequentemente, na maneira como lidamos com as adversidades e os desafios da vida. Além disso, quem se ama de verdade é capaz de gerar um sentimento de bem-estar e felicidade interna, que não depende das circunstâncias externas. Por tudo isso, o amor próprio é considerado um dos pilares para uma vida saudável e plena.
“Atreva-se a amar a si mesmo
como se fosse um arco-íris
com ouro nas duas extremidades.”
Autor-Poeta Aberjhani
Por que você pode estar com falta de amor próprio?
A falta de amor próprio pode ser causada por diversos fatores, tanto internos quanto externos. Internamente, pode ser um sentimento que se desenvolve a partir da infância, quando não recebemos o carinho e o afeto necessários. Também pode ser consequência de traumas ou experiências negativas que marcaram a vida. Já os fatores externos podem incluir uma sociedade que valoriza somente a beleza exterior e o sucesso material.
1- Aceite como você está se sentindo
Todos os sentimentos são válidos, por isso não lute contra eles. Se você está se sentindo triste, ansioso ou frustrado, permita-se sentir esses sentimentos. Não os alimente, mas também não os ignore. Observe-os e deixe-os ir embora quando estiverem prontos.
2- Pense sobre seus sentimentos da perspectiva de um estranho
Às vezes, nosso autojulgamento é tão forte que não conseguimos ver nossos sentimentos de forma objetiva. Tente olhar para si mesmo como se fosse um amigo ou um membro da família. O que você diria a eles se estivessem se sentindo da mesma maneira?
3- Diga não aos outros
Você não precisa agradar a todos. Na verdade, é impossível agradar a todos. Aprenda a dizer não quando precisar. Isso pode ser difícil no começo, mas é importante aprender a estabelecer limites.
4- Perdoe à si mesmo
Quando cometemos erros, é natural que sintamos culpa e arrependimento. No entanto, é importante lembrar que todos somos humanos e, portanto, imperfeitos. É preciso aprender a perdoar a si mesmo para seguir em frente e buscar uma maneira de melhorar. Lembre-se de que o passado já não pode ser alterado e, portanto, não vale a pena se martirizar por causa de um erro cometido. Aprenda com os seus erros e seja mais compassivo consigo mesmo!
“Como você se ama é
como você ensina os outros
a te amar”
Rupi Kaur
Amar a si mesmo não é um processo que acontece da noite para o dia. É um processo que leva tempo e prática. Comece pequeno, com uma ou duas dicas por vez. Conforme você se sentir mais confortável, comece a colocar mais dicas em prática.
Lembre-se de que não precisa fazer tudo sozinho. Se você estiver se sentindo sobrecarregado ou precisar de apoio, considere consultar um terapeuta regularmente.
Flora & Celso
Precisando de companhia nessa Jornada? Precisa aprender a se amar um pouco mais a cada dia, faça terapia para se autoconhecer. "Autoconhecimento é luz que inspira a alma". Entre em contato com nosso watsapp abaixo e faça uma sessão gratuita de 50 minutos.

Comentarios