top of page
Post: Blog2_Post

5 reações ao trauma que podem atrapalhar sua vida

Quando seu sistema nervoso foi estimulado por um trauma, você pode reagir exageradamente a “perigos” percebidos que não ameaçam a vida, como quando seu marido, esposa ou chefe te questiona ou alguém corta a fila na sua frente.


Peter A. Levine que é autor de vários livros sobre o trauma e em um dos seus livros ele escreveu: “Sentimentos de desamparo, imobilidade e congelamento. Se a hiperexcitação é o acelerador do sistema nervoso, uma sensação de desamparo avassalador é seu freio. O desamparo que é experimentado nesses momentos não é a sensação comum de desamparo que pode afetar qualquer pessoa de tempos em tempos. É a sensação de estar desmoronado, imobilizado e totalmente desamparado. Não é uma percepção, crença ou um truque da imaginação. É real."

Trauma é uma experiência terrível que nos deixa um sentimento de insegurança, ansiedade e com medo. O trauma pode nos afetar por um longo tempo, se não forem tomadas as medidas certas para lidar com ele. Aqui estão 5 reações ao trauma que podem atrapalhar sua vida:


1- Lutar

Quando estamos sob o efeito do trauma, tendemos a lutar contra ele. Isso significa que nos recusamos a enfrentar o que aconteceu e, em vez disso, gastamos toda a nossa energia tentando ignorar o que se passou. Infelizmente, isso só nos deixa mais cansados, irritados e estressados.


2- Congelar

Outra reação comum ao trauma é o choque ou a paralisia. Ficamos tão chocados com o que aconteceu que simplesmente ficamos paralisados. Não conseguimos nos concentrar em nada, ficamos ansiosos e irritados com facilidade. Isso pode nos impedir de lidar com o trauma de maneira eficaz.


3- Voar

Também é comum que as pessoas que sofreram um trauma tentem fugir dele. Isso pode significar literalmente voar para longe do local do evento, mas também pode significar mentalmente. Ficamos tão perturbados com o que aconteceu que não conseguimos pensar em nada além do trauma. Isso pode nos impedir de enfrentá-lo de maneira eficaz.


4- Negar

Outra reação comum ao trauma é a negação. Tentamos negar que o trauma aconteceu, fingindo que está tudo bem. Isso pode nos impedir de lidar com o trauma de maneira eficaz e nos deixar mais suscetíveis a sofrer de depressão ou ansiedade.


5- Isolar-se

Também é comum que as pessoas que sofreram um trauma se isolem. Ficamos tão perturbados com o que aconteceu que não queremos mais falar com ninguém. Isso pode nos impedir de receber o apoio que precisamos para lidar com o trauma e pode nos afastar das pessoas que amamos.


Como Peter Levine nos alerta: “Embora os humanos raramente morram de trauma, se não o resolvermos, nossas vidas podem ser severamente diminuídas por seus efeitos. Algumas pessoas até descreveram essa situação como uma “morte em vida”.


Se você sofreu um trauma, é importante que procure ajuda para lidar com ele. Não tente lidar com o trauma sozinho. Entre em contato conosco. Nós podemos te ajudar.


Flora e Celso


Precisa de ajuda com seu trauma? Entre em contato com nosso watsapp abaixo e faça uma sessão gratuita de 50 minutos.






Comments


  • Facebook
  • Instagram

©2022 por Flora Dominguez

e Celso Araújo

bottom of page