top of page
Post: Blog2_Post

Eu Escolho Me Amar

Os gregos antigos estudaram e classificaram o amor em tipos. Eles definiram o amor próprio como Filautia, como um dos oito tipos de amor; um tipo de amor que implica a capacidade de manter a autocompaixão e o afeto. A Filautia é considerada um tipo de autoamor, pois é a capacidade de se ter compaixão por si mesmo e de se sentir valorizado. É importante notar que é uma forma de reconhecer as próprias fraquezas e imperfeições. Acreditar em si mesmo e ter um bom senso de autoestima são fundamentais para a Filautia. Sem isso, fica muito difícil ter compaixão por si mesmo e acabamos sendo extremamente críticos conosco. Filautia é considerado um amor mais maduro, já que envolve a capacidade de amar a si mesmo sem egocentrismo. É um sentimento importante para alcançar a felicidade plena.


Você já se perguntou, como seria? Estar em sintonia consigo mesmo? Para não refletir sobre como você aparece do lado de fora, mas para reconhecer o quão verdadeiramente completo você se sente por dentro? É uma sensação que surge quando você finalmente percebe que não precisa mais buscar aprovação ou validação dos outros. Você é capaz de olhar para si mesmo e dizer: “Eu sou suficiente. Eu me amo. Eu me aceito.” Isso é estar em sintonia consigo mesmo.


Como você quer se sentir? Você quer se sentir bem? Então vá em frente e faça o que te faz feliz. Você quer se sentir realizado? Então busque por aquilo que te dá satisfação. Não importa o que os outros pensam ou esperam de você. O importante é saber o que você quer e ir atrás disso. Desconstrua os padrões que você estabeleceu para si mesmo e questione como você realmente quer se sentir. Talvez você esteja se impondo limites desnecessários e, assim, limitando suas próprias possibilidades. Apenas porque alguém disse que você deve ser ou agir de determinada maneira, não significa que isso seja verdade. Você sempre tem a opção de escolher como viver e quais padrões estabelecer para si mesmo.


Você é linda. Você é maravilhoso do jeito que é. Você faz deste mundo um lugar mais brilhante. Apenas seja você. Acredite em si mesmo e você poderá conquistar qualquer coisa. Não deixe que ninguém te diga o contrário. Timidez, gentileza, alegria, tristeza, todas essas coisas são parte de quem você é e fazem de você a pessoa especial que você é. Então abrace sua individualidade e seja orgulhoso daquilo que te torna único!

Você já falou consigo mesmo hoje com amor? Às vezes, um pouco de confiança é tudo o que precisamos. No entanto, às vezes, não nos permitimos ser gentis conosco mesmos e acabamos sendo extremamente críticos. Precisamos lembrar que somos humanos e que merecemos amor e compaixão, assim como todos os outros. Se você não tem certeza de como começar, basta basta começar a dizer palavras mais positivas para si mesmo no espelho todas as manhãs. Isso fará uma grande diferença no seu dia e te ajudará a enxergar as coisas de uma forma mais positiva.


Esse poema de Rupi Kaur resume tudo:

foi quando eu parei de procurar casa dentro dos outros


e levantei as fundações do lar dentro de mim


descobri que não havia raízes mais íntimas


do que aquelas entre uma mente e um corpo


que decidiram ser inteiros.


Flora e Celso


Precisa de ajuda para se reencontrar, se amar e se pertencer? Faça terapia! A terapia pode te ajudar a identificar e compreender os seus sentimentos, pensamentos e comportamentos. É um processo de autoconhecimento que te permitirá encontrar um novo olhar para a sua vida. Além disso, a terapia também pode te auxiliar na resolução de conflitos, melhora da autoestima e aceitação de si mesmo. Por meio da terapia, você poderá reconstruir sua história e dar um novo significado à sua vida. Entre em contato conosco através de nosso watsapp abaixo e faça uma sessão gratuita de 50 minutos.






Comments


  • Facebook
  • Instagram

©2022 por Flora Dominguez

e Celso Araújo

bottom of page