top of page
Post: Blog2_Post

Mindset de crescimento x mindset fixo

A Dra. Carol Dweck, psicóloga da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, estuda a motivação há muitos anos anos. Segundo ela, existem duas mentalidades quando o assunto é inteligência: a mentalidade de crescimento e a mentalidade fixa. A mentalidade de crescimento significa que você acredita que sua inteligência e seus talentos podem ser desenvolvidos ao longo do tempo. Uma mentalidade fixa significa que você acredita que a inteligência é fixa – então, se você não é bom, é porque você nunca será bom.


A mentalidade fixa é mais comum do que a mentalidade de crescimento. Segundo a Dra. Dweck, isso se deve ao fato de que a mentalidade fixa é mais fácil de entender e de aceitar. Quem acredita na mentalidade fixa acha que as pessoas nascem com talentos e que é impossível melhorar. Já quem acredita na mentalidade de crescimento acha que a inteligência é um musculo que pode ser exercitado e que todos têm potencial para crescer.


Ninguém nasce sabendo tudo. Mesmo as pessoas que parecem ter nascido com um dom especial, como um talento extraordinário para a música ou para a arte, continuam a desenvolver esse talento ao longo da vida. É por isso que é tão importante ter uma mentalidade de crescimento – acreditar que você pode melhorar sempre, que sua inteligência e seus talentos podem ser desenvolvidos ao longo do tempo. Mas é claro que ter uma mentalidade de crescimento não é fácil. Uma mentalidade fixa, em que você acredita que a inteligência é fixa, é muito mais fácil de aceitar. Se você não é bom em matemática, por exemplo, é porque você simplesmente não tem jeito para isso. Se você não é bom em inglês, é porque você nasceu com uma inteligência baixa para esse idioma.


De acordo com a Dra. Carol Dweck, você pode mudar sua mentalidade de uma mentalidade fixa para uma mentalidade de crescimento. Para isso, é necessário ter atitude e persistência. Você deve querer se desenvolver e estar disposto a trabalhar duro para isso. Além disso, é importante não desistir facilmente. Quem tem atitude e persistência vai continuar tentando até conseguir o que deseja. Basta focar nos seus pontos fortes e trabalhar duro para melhorar nesses pontos. Você também deve se concentrar na aprendizagem, em vez da competição. Quando você pensa na aprendizagem, você percebe que nunca é tarde demais para melhorar.


A pesquisa de Dweck também descobriu, ao contrário da opinião popular, que é mais benéfico não elogiar o talento ou as habilidades naturais, mas elogiar o processo.


A neurociência nos mostra que o cérebro continua a se desenvolver e mudar, mesmo quando adultos. O cérebro é semelhante ao plástico, pois pode ser remodelado ao longo do tempo, à medida que novas vias neurais se formam.


Portanto, se você quer melhorar seus resultados nos estudos, na carreira ou em qualquer outra atividade. Perceba que, cientificamente, você pode melhorar, tente remover a voz da "mentalidade fixa", recompense o processo, obtenha o feedback, saia da sua zona de conforto e aceita a falha como processo. Acredite que você pode ser melhor do que é hoje e trabalhe para alcançar esse objetivo.


Flora e Celso


Precisa de ajuda nessa jornada? Entre em contato conosco e marque uma sessão de terapia gratuita clique no nosso watsapp abaixo e nos envie uma mensagem.






Commentaires


  • Facebook
  • Instagram

©2022 por Flora Dominguez

e Celso Araújo

bottom of page