O lado sombra do ser humano
- Flora Dominguez
- 3 de out. de 2022
- 2 min de leitura
Quase todo mundo tem uma noção do conceito de "lado sombrio da psique humana". Mas o que exatamente isso significa? O lado sombrio da psique é o lado oculto de nossa personalidade - os aspectos de nós mesmos que não gostamos de admitir ou mesmo reconhecer.
“A sombra é um problema moral que desafia toda a personalidade do ego, pois ninguém pode se tornar consciente da sombra sem um esforço moral considerável. Tornar-se consciente disso envolve reconhecer os aspectos obscuros da personalidade como presentes e reais. Esse ato é a condição essencial para qualquer tipo de autoconhecimento.”
— Carl Jung, Aion (1951)
O psiquiatra suíço Carl Jung foi um dos primeiros a explorar o lado sombrio da psique humana. Jung acreditava que todos nós temos um "Eu Sombrio", um lado de nós mesmos que é instintivo, primitivo e irracional. O Eu Sombrio pode ser visto como o lado "animal" da nossa personalidade, aquela parte de nós que age impulsivamente, sem pensar nas consequências.
Quando não estamos conscientes de nosso lado sombrio, podemos facilmente cair na armadilha de julgar os outros - especialmente aqueles que são diferentes de nós. Isso pode levar à discriminação, à violência e até às guerras.
Felizmente, existe um meio de lidar com o lado sombrio da psique humana: o autoconhecimento. Ao nos conhecermos melhor, podemos aprender a controlar e canalizar as energias do Eu Sombrio, usando-as para o bem, em vez do mal.
O autoconhecimento pode ser um processo difícil, porém é muito importante. Se você está lutando para lidar com o seu lado sombrio, considere fazer terapia. A Terapia pode lhe ajudar a conhecer e compreender os seus sentimentos e impulsos, permitindo-lhe controlá-los de uma maneira saudável e produtiva.
Flora e Celso
Precisa de ajuda nessa jornada? Entre em contato pelo nosso watsapp abaixo e faça uma sessão gratuita conosco.

Comentarios